A Primeira Rota Arqueológica Subaquática, o SS Newton, na Ponta de São Lourenço

1
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O projeto Margullar é um programa de iniciativa comunitária INTERREG V, MAC 2014-2020,
entre Açores-Madeira-Canárias, tendo Cabo Verde e Senegal como parceiros.

Tem como objetivo fundamental a valorização do património arqueológico subaquático, através da sua preservação e da criação de ativos turísticos. Neste âmbito, foram desenvolvidos estudos baseados em metodologias comuns, a criação de grupos de ação em cada Região, a elaboração de planos de ação adequados, um programa de aquisição de equipamentos e a elaboração de cinco catálogos de Arqueologia Subaquática, bem como a organização de cursos de Arqueologia Subaquática e a criação de novos “produtos” turísticos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Para a Madeira, foi previsto o levantamento histórico e arqueológico de vestígios do naufrágio existente na Ponta de São Lourenço, com vista à implementação de um itinerário de visitação. Os trabalhos agora reportados tinham como objetivo inicial verificar se os vestígios ali identificados correspondiam a uma ou mais embarcações e se pertenceriam ao SS Newton ou ao SS Forerunner. Era também objetivo mapear e georreferenciar os vestígios, fase essencial à sua interpretação arqueológica e histórica e posterior promoção e valorização turística e cultural, enquanto “hot spot” para a atividade do mergulho lúdico e cultural na Região Autónoma da Madeira.

Mais informações em: https://www.acif-ccim.pt/diving/

Reportagem RTP:https://www.rtp.pt/noticias/pais/ao-encontro-do-ss-newton-primeira-rota-arqueologica-subaquatica-da-madeira_n1421939

1 comment

Comments are closed.

Exit mobile version