Introdução / Objetivos

O CEAM tem, por principais objetivos a promoção do estudo e a investigação da arqueologia do período moderno e contemporâneo na Região Autónoma da Madeira, bem como a implementação de ações de defesa e valorização do património cultural, material e imaterial com valor de civilização e cultura.

Desta forma, o trabalho do CEAM tem sido alicerçado em diversos estudos e trabalhos arqueológicos, em ambiente terrestre e subaquático, e trabalhos de assessoria e consultadoria técnica e científica.

Para tal, o CEAM conta com a promoção e desenvolvimento da atividade científica cultural em parceria com entidades individuais e coletivas (designadamente organismos, empresas e instituições, universitárias e não universitárias, públicas e privadas).

De igual forma, o CEAM mantém as diretrizes de sensibilização e consciencialização do público geral e não especializado, com a concretização de projetos e ações com vista à valorização do património cultural, através da promoção de iniciativas destinadas ao seu conhecimento e divulgação.

Esta ação concertada com os diferentes parceiros, tem permitido a promoção e produção de diversos conteúdos pedagógico-didáticos, bem como de publicações de âmbito técnico-científico e a consequente divulgação junto do grande público das suas áreas de intervenção, através de canais bibliográficos, audiovisuais e informáticos apropriados, e de ações de formação, congressos científicos, exposições e outras atividades de divulgação do conhecimento histórico.

 As provas dadas, em diferentes palcos, com a presença em diversos trabalhos arqueológicos em todo o território português, com a organização e presença em diversos congressos nacionais e internacionais com publicações de elevado valor científico, difundindo a arqueologia e o património do período moderno e contemporâneo além-fronteiras, trazem novas exigências. Entre elas, destaca-se a criação de uma nova estrutura que faculte aos jovens investigadores condições que permitam novas valências numa perspetiva de prossecução e solidez, as quais irão, certamente, culminar num reforço do estudo e investigação, promovendo a divulgação da Arqueologia e do Património Cultural. Atualmente, o CEAM acolheu dois estudantes universitários, através do programa regional, Estágios de Verão para Universitários 2020, aos quais a nossa equipa multidisciplinar, forneceu formação e dados científicos em diversas áreas e contextos, de forma a dota-los de ferramentas uteis á prossecução das suas licenciaturas, e futuros mestrados.

O CEAM é responsável por mais de uma centena de projetos científicos na área da investigação, salvaguarda e divulgação do património cultural arqueológico na Região Autónoma da Madeira, em contextos nacionais e internacionais. Atualmente, está envolvido em vários projetos, que incluem diversas publicações científicas, incluindo o lançamento do segundo número da revista científica “AMC – Arqueologia Moderna e Contemporânea”, da responsabilidade deste centro, bem como em projetos educacionais nas escolas da Madeira e organização de eventos científicos, como as primeiras jornadas de Arqueologia em Contexto de Obra, que encontram-se suspensos de momento , devido à situação epidemiológica existente, e de forma a cumprir todas as diretrizes da Direção Regional de Saúde e Proteção Civil. Destacam-se, igualmente, estudos científicos no âmbito terrestre e subaquático, na Região Autónoma da Madeira, com parcerias a nível nacional e internacional, e diversos acompanhamentos arqueológicos de obras de reabilitação.