Intervenção Arqueológica na Rua da Carreira

Os imóveis do empreendimento turístico denominado Solar da Carreira localizam-se na Rua da Carreira, na freguesia de São Pedro, concelho do Funchal e integram o Centro Histórico da Sé. Os trabalhos arqueológicos, desenvolvidos pela equipa do CEAM, decorreram entre julho de 2019 e maio de 2020.

Os edifícios da intervenção compõem um conjunto habitacional (século XVIII) que, mais tarde, serviu a anterior Academia de Belas Artes (século XX), que dinamizou o ensino e a cultura no Funchal. No entanto, os resultados arqueológicos confirmam pré-existências, que remontam ao século XVI, onde detetámos um núcleo habitacional com acesso a um espaço exterior, o logradouro, onde funcionava um poço.

No total foram identificadas cinco fases construtivas que, sucessivamente, introduziram alterações estruturais e funcionais nos edifícios, mostrando que estes foram ocupando o eixo viário, sem que isso tenha alterado o traçado da Rua da Carreira, conforme mostram as sobreposições da Planta da Cidade de Mateus Fernandes (1570) e a planta atual.

Artigos Relacionados

Últimas Publicações