Intervenção Arqueológica da Rua de Santa Maria, Edifício Bordados João de Sousa Viola, Lda.

Os edifícios da intervenção estão inseridos no centro histórico de Santa Maria, o primeiro núcleo urbano de desenvolvimento da cidade do Funchal. Com base na pré-avaliação do enquadramento do sítio arqueológico foram definidas sete sondagens de diagnóstico de modo a determinar os impactes negativos do empreendimento e salvaguardar o património cultural.

Os dados mais significativos da intervenção correspondem aos níveis ocupacionais anteriores à construção do edifício atual, interpretados como espaços exteriores/públicos, como é o caso do arruamento do século XVI-XVII, orientado sul – norte, que ligaria a Rua de Santa Maria à Rua Nova (atual Rua Latino Coelho). Os estudos parietais permitiram-nos ainda identificar parte do troço da muralha do Funchal, que poderá corresponder à descrita no segundo regimento de D. Sebastião (1572) que indica a construção de tal estrutura e a partir da qual os edifícios atuais se adossaram e desenvolveram.

A cultura material recolhida perfaz um total de 4.172 fragmentos dos quais destacamos as faianças, diversos materiais metálicos, fragmentos de escova de dentes em marfim e um dado em madeira com inscrição, que estabelecem cronologias para os diferentes níveis ocupacionais.

Artigos Relacionados

Últimas Publicações