Património Cultural Subaquático – Profun 2014

O projeto PROFUN pretendia dar início a um programa de investigação que contribuísse para a valorização científica do Património Cultural Subaquático do arquipélago da Madeira. A seleção do entorno ao porto do Funchal é o resultado do seu papel central na ocupação do território madeirense desde o século XV.

Com uma economia virada para a exportação e a costa norte de difícil acesso, o porto do Funchal, foi até há pouco o único com ligações regulares com o exterior, o que teve profundas consequências na paisagem costeira.

A investigação promovida na primeira campanha, em 2013, privilegiou o estudo e análise de todas as fontes disponíveis (escritas, iconográficas, orais e de carácter etnográfico), numa perspetiva da análise do território, através da gestão dos dados numa base em SIG em constante atualização. Estes dados poderão ser questionados de várias maneiras, permitindo uma aproximação à paisagem cultural marítima, promovendo-se a unidade entre os vestígios culturais de caráter marítimo localizados em terra e em meio aquático

Foto: José Bettencourt

Artigos Relacionados

Últimas Publicações