O projeto MARGULLAR2, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC 14-20, teve como objetivo a criação de uma rota arqueológica do naufrágio Pronto.
Numa notícia avançada pelo Diário de Notícias da Madeira, no dia 18 de abril de 1929, pelas 17:30, o navio da propriedade da Blandy Brothers & Co., submerge enquanto estava fundeado próximo do Ilhéu do Forte de São José. Segundo o relato, o Prompt carregava um tanque cheio de água doce, com destino ao Porto Santo, quando acontece uma rotura no casco pela zona do tanque, permitindo a entrada de água salgada para o interior do navio. A flutuação normal é comprometida pelo novo peso consequente à entrada de água, invadindo a casa das máquinas e afundando o navio pela popa.
Neste projeto as equipas e instituições envolvidas colaboraram na realização do levantamento fotogramétrico e interpretação do sítio de naufrágio.
![](https://mlno6pcgxyw7.i.optimole.com/cb:lLIg~678ac/w:1024/h:683/q:mauto/f:best/https://ceamarqueo.com/wp-content/uploads/2024/12/PedroVasconcelos_Prompt-2.jpg)