Património Reabilitado no Feminino

As associações CEAM – Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea e GENUS – Associação de Defesa do Património da Madeira assinalaram o Dia Internacional da Mulher com a tertúlia “Património Reabilitado no Feminino”.

A reabilitação e requalificação do património cultural edificado tem registado um crescimento significativo nos últimos anos na Região Autónoma da Madeira. Num setor tradicionalmente masculino, as mulheres têm vindo a assumir um papel cada vez mais relevante, ocupando cargos de grande responsabilidade e desempenhando funções determinantes no sucesso de projetos de grande envergadura. Este evento decorreu num espaço de partilha e reflexão, num ambiente descontraído, onde profissionais do setor puderam expor as suas experiências, debater ideias e discutir temas prementes.

No passado dia 8 de março, o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, no Pátio Brunch & Bistro, recebeu um debate inspirador sobre o papel das mulheres na reabilitação do património edificado, em áreas diversas como a arquitetura, a engenharia, a arqueologia, a conservação e restauro.

O debate juntou quatro profissionais do setor, a Arqueóloga Ana Mendonça (investigadora do CEAM), a Arquiteta Teresa Ferreira (Direção Regional da Cultura), a Arquiteta Carolina Sumares (fundadora da Studio Dois) e a Engenheira Filipa Jesus (fundadora da Construteam – Engenharia, Lda.), e contou com a moderação de Celina Pereira, onde partilharam experiências e desafios num setor ainda maioritariamente masculino.

Foi um momento de reflexão, troca de ideias e valorização do trabalho das mulheres na preservação do nosso património.

Artigos Relacionados

Últimas Publicações