Intervenção Arqueológica Hotel Barceló Funchal

Os imóveis da intervenção para o empreendimento Hotel Barceló Funchal estão circunscritos por três ruas principais, nomeadamente a dos Murças, a da Alfândega e a Dr. António José de Almeida. Estas ruas definem os limites do quarteirão da intervenção que se insere no Núcleo Histórico da Sé, no Funchal. 

As estruturas identificadas num dos edifícios da intervenção contribuíram para compreender a distribuição do espaço de uma unidade habitacional, com uma construção que aponta, possivelmente, para o século XVII/XVIII.  A diversidade tipológica de cerâmica importada utilitária recolhida, materializada em peças como especieiros/saleiros, pratos, jarrinhos, formas de açúcar, malgas, anforetas e bilhas, são reveladoras de práticas alimentares (confeção, armazenamento e consumo de alimentos e líquidos). A identificação de candeias para iluminação, bispotes, fivelas, alfinetes, moedas e peças de jogo, atribuídas ao período Moderno, são elementos que constituem o quadro do quotidiano das populações daquela zona da cidade.

O espólio arqueológico recolhido nesta intervenção faz parte da coleção de materiais em estudo no Projeto de investigação CERIBAM.

Artigos Relacionados

Últimas Publicações